Glossário

Abertura – Diâmetro do espelho ou da lente principal de um telescópio. Define a área coletora para a luz dos objetos celestes. A potência de um telescópio para observar os astros cresce com a sua abertura.

Astronomia – Ciência que trata dos aspectos físicos, químicos e morfológicos, da dinâmica e da evolução da matéria, da radiação e de campos físicos existentes no espaço extraterrestre, usando para seus estudos técnicas de sensoriamento remoto.

Astronomia observacional – Parte da pesquisa astronômica que se baseia diretamente em observações empíricas dos objetos estudados (oposto a estudos teóricos que independem de observações).

Astronomia terrestre – Aquela parte da pesquisa astronômica observacional que se baseia em observações feitas a partir da superfície da Terra (em oposição a observações astronômicas feitas a partir de satélites artificiais e sondas no espaço).

Canada-France-Hawaii Telescope – Telescópio de 3,6m de abertura, operado por um consórcio entre Canadá, França e Hawaii e localizado em Havaí (ao lado do telescópio Gemini Norte), ao qual a comunidade astronômica brasileira tem acesso por meio de um acordo entre o MCT e o CFHT gerenciado pelo LNA.

Comissionar – Testar e tornar operacional um novo equipamento astronômico no local do seu uso definitivo pelo período necessário, o qual antecede à liberação desse instrumento para seu uso científico regular por parte dos pesquisadores.

Comissão Especial de Astronomia – Comissão instaurada pelo MCT com a atribuição de elaborar uma proposta para um Plano Nacional de Astronomia

Conselho Diretor do SOAR – Órgão supremo do consórcio SOAR, composto por representantes de todos os parceiros, responsável pela política gerencial, operacional, tecnológica e financeira do SOAR.

Consórcio Gemini – Consórcio de 7 países (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e Reino Unido) que opera o Observatório Gemini.

Espectro (eletromagnético) – Conjunto de assinaturas de radiação emitidas pelos elementos químicos existentes em dado corpo, celeste ou não; trata-se da distribuição da radiação eletromagnética em função do cumprimento de onda.

European Southern Observatory – Organização internacional radicada na Europa que opera a maior e mais competitiva infraestrutura para astronomia observacional terrestre no mundo.

Espectrógrafo – Instrumento que realiza o registro fotográfico de espectros luminosos de objetos em vários comprimentos de onda e em diferentes resoluções. É usado para determinar velocidades radiais, composições químicas e velocidades de rotação desses objetos.

Espectrógrafos coudé e cassegrain – Espectrógrafos que se prendem ao fundo do tubo do telescópio (foco cassegrain) ou que ficam numa sala localizada na extremidade do eixo do telescópio (foco coudé).

Espectrógrafo echelle – Instrumento que permite a obtenção de espectros de alta resolução (grande detalhe) de objetos celestes.

Espectrômetro – Instrumento que separa os elementos monocromáticos de uma radiação policromática e mede os seus comprimentos de onda.

Espectroscópio – Instrumento que produz e examina espectros de radiação eletromagnética.

Faixa infravermelha – Parte do espectro eletromagnético localizado entre a faixa visível e as micro-ondas, cuja radiação possui comprimento de onda mais longo que a luz visível. Distinguimos entre o infravermelho próximo (radiação com cumprimento de onda entre aproximadamente 0,7 μm e aproximadamente 5 μm), o infravermelho médio (5 μm – 25 μm) e o infravermelho longínquo (25 μm – 500 μm). O corpo humano sente a radiação infravermelha como calor.

Faixa óptica – Parte do espectro eletromagnético visível pelo olho humano, correspondendo à radiação de comprimento de onda entre 0,4 μm e 0,7 μm, ou seja, entre o ultravioleta e o infravermelho.

Fibra óptica – Cabo fino e flexível que transmite luz visível e infravermelha, cujo núcleo de vidro é recoberto por camadas isolantes. Uma característica importante é a capacidade de conduzir luz em seu interior sem que haja grandes atenuações ao longo de sua extensão, ou vazamentos laterais, tanto de dentro para fora (perda de luz) como no sentido contrário (contaminação). Outra característica é que é possível a transmissão de sinais luminosos entre dois pontos que não tenham contato visual em linha reta.

Fotômetro – Instrumento que mede a intensidade da luz de um ambiente ou uma fonte luminosa.

Gemini – Observatório astronômico composto de dois telescópios com abertura de 8,1 m, localizados no Havaí e no Chile. Trata-se de um dos maiores e mais modernos observatórios do mundo. O LNA é responsável pelo gerenciamento de todos os aspectos da participação brasileira no Gemini.

Gemini Norte – Um dos dois telescópios do Observatório Gemini, localizado no Havaí, EUA.

Gemini Sul – Um dos dois telescópios do Observatório Gemini, localizado no Chile.

Instrumentação (astronômica, periférica) – Termo relativo aos equipamentos que são acoplados aos telescópios astronômicos e que são alimentados pela luz de objetos celestes coletados por esses mesmo telescópios, com a finalidade de analisar e registrar essa luz. Exemplos típicos incluem imageadoras e espectrógrafos.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Programa de fomento à Ciência e Tecnologia implementado pelo MCT através de redes virtuais entre múltiplos institutos e pesquisadores para o desenvolvimento de grandes projetos.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Astrofísica – Instituto virtual implementado no contexto do Programa de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia com o objetivo principal de preparar a comunidade astronômica nacional para o desafios futuros.

Laboratório Nacional – Organização provedora de infraestrutura laboratorial sofisticada, para que toda a comunidade científica e/ou tecnológica do país possa utilizá-la para desenvolver suas atividades de pesquisa. A equipe de pesquisadores do Laboratório Nacional concentra-se no aperfeiçoamento da infraestrutura e das metodologias/ferramentas de uso das mesmas.

Metrologia óptica – Ramo da ciência chamado Metrologia, que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições de alta precisão empregando a luz como meio de medição. Apresenta as seguintes vantagens: total ausência de contato mecânico entre o mensurando e o sistema de medição, alta velocidade de medição, inclusive de peças em movimento, diminuição dos níveis de incerteza e possibilidade de medição tanto em escala macroscópica como microscópica.

Observatório – Local com instalações técnicas, inclusive telescópios, para efetuar observações astronômicas.

Observatório Virtual – Conjunto mundial de arquivos com dados astronômicos, aberto a toda a comunidade científica, acompanhado de ferramentas de software e da rede (internet), para o uso eficiente e abrangente de dados arquivados para pesquisa.

Óptica adaptativa – dispositivo técnico óptico-mecânico que corrige as distorções de origem atmosférica presentes nas imagens astronômicas.

Plano Nacional de Astronomia – Plano estratégico para a astronomia brasileira cuja elaboração foi encomendada pelo MCT e que deverá (após homologação pela autoridade máxima) nortear a atuação do MCT na área de astronomia nos próximos anos.

Polarimetria – Processo de medição do ângulo de rotação da luz ou do desvio de seu plano de polarização, ao atravessar uma substância opticamente ativa.

Telescópio – Coletor de luz de objetos celestes possuidor de componentes ópticos e mecânicos, além de estruturas de suporte, utilizado na astronomia para a observação de objetos cósmicos. A maioria dos telescópios modernos utilizados em pesquisa tem como elemento óptico principal um espelho polido de forma côncava para focalizar a frente de luz incidente num plano focal.

Telescópio Boller & Chivens – Telescópio instalado no Observatório do Pico dos Dias, cujo espelho principal possui diâmetro de 60cm, fabricado pela empresa norte-americana Boller & Chivens.

Telescópio Perkin Elmer – Telescópio instalado no Observatório do Pico dos Dias, cujo espelho principal possui diâmetro de 1,6m, fabricado pela empresa norte-americana Perkin Elmer.

Telescópio SOAR – Um telescópio astronômico com abertura de 4,1 m, localizado nos Andes Chilenos e operado pelo consórcio entre o Brasil e três instituições dos Estados Unidos (NOAO, UNC, MSU), sendo que o Brasil é o parceiro majoritário. O LNA é responsável pelo gerenciamento de todos os aspectos da participação brasileira no SOAR.

Telescópio Zeiss – Telescópio instalado no Observatório do Pico dos Dias, cujo espelho principal possui diâmetro de 60cm, fabricado pela empresa alemã Carl Zeiss.

Tempo de telescópio – Tempo de uso de telescópio concedido a um projeto observacional proposto por um pesquisador e seu grupo.

Usuário – Termo utilizado para pesquisadores que utilizam a infraestrutura operada direta (OPD) ou indiretamente (Gemini, SOAR, CFHT) pelo LNA para realizar observações astronômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário