Documentos

Desenhos do telescópio  (1/2). Este documento e os quatro que se seguem encontram-se num dossiê sobre a Comissão para Estudos da Instalação e Funcionamento do Observatório Astrofísico Brasileiro (CEIFOAB), cuja primeira reunião ocorreu no dia 18 de janeiro de 1972. Fonte: caixa 45 do Fundo ON do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Desenhos do telescópio (2/2).

Cronograma de instalação do OAB.

Minuta da primeira reunião da CEIFOAB, primeira página.

Minuta da primeira reunião da CEIFOAB, segunda página. São 17 páginas no total. Neste mesmo dossiê há também seis cópias de uma apresentação detalhada do projeto em 18 páginas (proponente, programa de pesquisa proposto), que deve ter sido fornecida aos participantes da comissão provavelmente por Muniz Barreto. 

Carta-relatório de Muniz Barreto a Manoel da Frota Moreira (diretor-geral do DTC do CNPq) sobre o trabalho pioneiro em astrofísica de Jair Barroso Jr. (programa de implantação da pesquisa em astrofísica no Brasil), mencionando que sua dissertação de mestrado está em sintonia com a de Germano Quast e outros, visando a preparação de pessoal para o OAB etc. (1/2). Fonte: caixa 48 do Fundo ON do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Carta-relatório de Muniz Barreto a Manoel da Frota Moreira (2/2).

Retemec no. 12 de 28 de junho de 1972, de Muniz Barreto para Heitor Gurgulino (diretor do Departamento de Assuntos Universitários – DAU/MEC), demonstrando trabalho multi-institucional (ON/USP/ITA/Mackenzie/UFMG) para decidir sobre o telescópio para o OAB. Fonte: caixa 51 do Fundo ON do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Telegrama de Jair Barroso a Geraldo Gomes (prefeito de Brazópolis) de 29 de maio de 1972, falando sobre pagamento e qualidade do serviço do observador Benedito [Dias de Oliveira/seu Dito]. Fonte: caixa 51 do Fundo ON do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Texto de uma página, de 27 de fevereiro de 1964 mas sem crédito de autoria, que se encontra num dossiê sobre o OAB de 238 páginas. O próximo documento em três páginas também faz parte do mesmo dossiê. Fonte: Fundo CNPq do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Carta-comentário de Heitor Gurgulino (diretor do DAU-MEC) ao CNPq, que acompanhou o resumo do Planejamento Geral do OAB do último triênio, elaborado por Lício da Silva (1/3).

Carta-comentário de Heitor Gurgulino (diretor do DAU-MEC) ao CNPq, que acompanhou o resumo do Planejamento Geral do OAB do último triênio, elaborado por Lício da Silva (2/3).

Carta-comentário de Heitor Gurgulino (diretor do DAU-MEC) ao CNPq, que acompanhou o resumo do Planejamento Geral do OAB do último triênio, elaborado por Lício da Silva (3/3).

Carta de Lélio Gama a Antonio Couceiro de 3 de julho de 1961, encaminhando o texto de Abrahão de Moraes sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil e explicitando, entre outras coisas, por que ele (Gama) achava que, naquele momento, a construção de um observatório moderno deveria ser adiada: “O exame, também sugerido, da possibilidade de construção de um novo observatório com aparelhamento moderno deveria, a meu ver, ser protelado até que a consolidação e o desenvolvimento das atividades atuais, e, sobretudo, a formação de astrônomos em cursos de responsabilidade, como o que se propõe criar em São Paulo, assegurem melhores perspectivas de êxito a tão caro empreendimento.” Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Carta de Lélio Gama a Abrahão de Moraes de 23 de novembro de 1963, dando andamento ao projeto astrofísico brasileiro. Fala também do comitê da IAU, da instalação do OAB e seus requisitos, e do disco voador/balão avistado pelo Valongo. Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Resposta de Abrahão de Moraes à carta anterior de Lélio Gama (1/2). Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Resposta de Abrahão de Moraes à carta anterior de Lélio Gama (2/2).

Carta de Roger Cayrel a Lélio Gama de 9 de março de 1964, agradecendo a acolhida e desejando boa sorte ao projeto astrofísico brasileiro. Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Carta de Lélio Gama a Abrahão de Moraes de 17 de março de 1964, que demonstra as reservas de Gama e também seu empenho: “Aguardo notícia sobre o projeto do observatório astrofísico e andamento do respectivo processo no CNPq. [...] Eu disse aos profs. Delhaye e Cayrel que faria tudo o que me fosse possível para uma atitude favorável do CNPq com relação à execução do seu projeto. Disse-lhes também que julgava de meu dever não silenciar ao conselho as ligeiras reservas que tenho, no momento, sobre o êxito final do projeto. [...] Desejo sinceramente que o futuro não as justifique.” Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Capa do relatório de Jean Rösch sobre escolha de sítio para observatório astrofísico brasileiro. Brazópolis não constava como opção. Este foi o primeiro estudo sobre o assunto, muito criticado em geral, ao qual se seguiram vários outros assinados por Muniz Barreto e o final, elaborado por Ferraz Mello. Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Carta de Ferraz Mello a Lélio Gama, que trata do OAB entre outras questões (1/2). Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Carta de Ferraz Mello a Lélio Gama, que trata do OAB entre outras questões (2/2). Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Resposta de Lélio Gama à carta anterior de Ferraz Mello. Fonte: Fundo Lélio Gama do Arquivo de História da Ciência do MAST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário